Baile Funk e Proibidão: sexo, violência e censura
Imperdível a reportagem do Alex Bellos sobre os Bailes Funk cariocas no Observer.
O repórter traz detalhes impressionantes dos eventos, da música e de alguns personagens do Funk carioca.
Tiros para o alto são uma demonstração de aprovação do trabalho dos DJs durante as apresentações ao vivo...
Aparecer nas letras é um sinal de status entre as personalidades do Comando Vermelho. O destaque atrai a atenção feminina e da polícia tb.
Funk songs used to pay homage to those who had died, but now it is fashionable to namecheck those still alive. Juca is often asked by friends to write lyrics that include their names. 'They like it because being in a song raises your profile. The better you're known, the more girls you'll attract. It's crazy the amount of girls you get if you're in the faction. But there are problems, since by being in a song you are making yourself known to the police.' There are other issues too. A friend of Juca's wrote a song with a list of 30 names. 'That was six months ago. Already 10 of them are dead.'
Bellos traz detalhes impressionantes sobre a influência do tráfico... coisas como o CD "lançado" pelo Comando Vermelho com uma música em homenagem ao Marcinho e ao Elias Maluco (condenados pelo assassinato do repórter da Globo Tim Lopes)...
Even so, Juca knows that he owes his success to the factions. 'The best way to get a break is to sing something that pleases the traffickers. It's sad. I'd prefer to sing about other subjects, like poverty or protest, but no one's interested.' In Juca's case, the Red Command liked '24 Hours' so much that they paid to have it recorded and distributed 1,000 copies of the CD. The lyrics are a tribute to the jailed faction leaders Marcinho and Elias Maluco - who is accused of ordering the death of an undercover TV reporter killed in 2002 while investigating bailes. The story goes that he was sliced to pieces with a Samurai sword.
Como as letras são proibidas pela lei brasileira e como o morador da favela não tem grana para pagar copyright para gravadora, há todo um mercado independente para os "proibidões".
Juca and Paulinho's '24 Hours' is one of the most successful baile funk songs of the year so far. But because it's forbidden, you can't buy a copy legally anywhere in Rio. To get one, you have to pay a visit to Rio's Camelodromo, a chaotic bazaar in the downtown business district that sells everything from cheap clothes to car parts. At a stall selling pirate CDs I ask the owner if he has any 'Proibidão'. He looks at us slightly longer than normal and then fetches a small black plastic bag. He takes out an unmarked CD and, making sure that no one's looking, slips it into a Discman. 'It just came in today,' he says conspiratorially. 'I've almost sold out. It's what everyone wants.' The CD has 33 tracks; they are full of gun noises, threats to kill and obscenities. One song, about the favela Arvore Seca, uses a Dire Straits sample from Brothers in Arms, mashed up and over a heavy beat, with the lyrics 'We're just like Colombia... the bullets will eat right through you'.
O jornalista mostra tb o lado sexual bizarro do Baile Funk descrevendo um show da "Gaiola dos Popozudas, - the Birdcage of Big-Butted Babes" que envolve além das bundas prometidas no nome, anões carregando enormes pênis infláveis.
Not all Rio funk tracks are about violence. There are a lot about sex, too. Out in Acari, on the distant outskirts of Rio, Valeska, the bleach-blonde lead singer of Gaiola dos Popozudas, - the Birdcage of Big-Butted Babes - is teasing the crowd with their hit 'Vai Mamada': 'I'll give you my cunt nice and slow but what I really want is your dick in my asshole,' she sings. Behind her, three girls in skin-tight stage outfits grind out a hypnotically hip-swinging dance routine. Halfway through their 20-minute set, Valeska invites a member of the audience onto the stage. She and each of the dancers take turns to rub their bodies against him. 'Show us your butt,' she shouts, and he bends over. Suddenly, a dwarf dressed as Trinity from The Matrix and holding a giant inflatable penis jumps out of the crowd onto the stage.
O engraçado que a coisa da origem marginal, a produção crua e tosca desperta comparação com o punk e chama a atenção dos europeus... Tem algum sentido, já que punk não é exatamente música tb.
O triste é que os MCs, por terem gravado as músicas com letras pró-tráfico, tem dificuldades legais para entrarem no mainstream... Então os artistas populares responsáveis pelos grandes sucessos do morro carioca ainda precisam ganhar a vida lavando carros ou trabalhando como domésticas. Esse é um bom gancho para discutir liberdade de expressão.
Essas são as músicas de Baile Funk destacadas pelo Bellos:
Rio speedwagon - five baile funk hits
Deize, 'Injeção'
Starts off with mashed-up trumpets sampled from the Rocky theme before Deize's voice - vulnerable, aggressive, sexy - squeals 'aiiiii'. Deize swears the song that inspired M.I.A.'s 'Bucky Done Gun' is about her fear of the doctor's needle, yet everyone understands lines like 'my bum can hardly bear it' are a tribute to anal sex.
Serginho, 'Pocotó'
Serginho, now in his forties, always performs alongside the transvestite Lacraia, with whom members of the audience are encouraged to get on stage and kiss. Serginho's smooth, though stentorian voice sounds fabulous on 'Pocotó', a steroid-enhanced nursery rhyme that uses the rhythm of a galloping horse as the beat.
Cidinho e Doca, 'Rap da Felicidade'
Cidinho and Doca are both from City of God and this track - whose chorus runs 'I just want to be happy and walk peacefully through the favela where I was born' - has become an anthem of youth protest. One of the few tracks that isn't about sex or violence. The subject-matter and plaintive melody are deeply reminiscent of early sambas written about life in Rio's slums.
De Falla, 'Popozuda Rock'n'Roll'
De Falla have done to funk what Aerosmith did to hip hop when they duetted with Run DMC. Samples are replaced by a heavy guitar sound, resulting in a punk-dance classic.
Tati Quebra Barraco, 'Se Marcar'
Tati is the most charismatic of funk's down'n'dirty divas. She's not as plump as she was, having spent some of her earnings on much-publicised plastic surgery.
Atualização
Não tem a ver com o Baile Funk... tô aprendendo a mexer com animação 3D. Gostaria de saber o q vc achou. Idéias e sugestões são muito bem vindas. Se quiser comentar, por favor, vá até a minha página do YouTube.
Atenção:
Não há censura de opinião nos comentários, mas o vc é o responsável pelo que escrever. Ou seja, aqui vale o Yoyow (You Own Your Own Words).
Lembre-se: Opinião é diferente de informação.
Informações sem fonte ou que não puderem ser checadas facilmente podem ser deletadas.
Serão apagadas sem dó mensagens publicitárias fora de contexto, spam usado para melhorar a posição de sites e outras iniciativas de marqueteiros pouco éticos.
Respeite as regras básicas Netiqueta.
Grosserias desacompanhadas de conteúdo, coisas off-topic e exagero nas gírias ou leet que dificultem o entendimento de não-iniciados tb não serão toleradas aqui.
Vou apagar sumariamente todos os comentários escritos inteiramente CAIXA ALTA, mensagens repetidas e textos que atrapalhem a diagramação do site.
Além de prejudicar, a leitura é falta de educação.
Não publique tb números de telefone, pois não tenho como checá-los. As mensagens com números de telefone serão apagadas inteiras.
Obviamente, qq conteúdo ilegal tb será deletado sem discussão.
Evite também mensagens do tipo "me too" (textos apenas concordando com o post anterior sem acrescentar algo à discussão).
Clique aqui para ver algumas dicas sobre como escrever um texto claro, objetivo e persuasivo.
Todas os comentários são considerados lançados sobre a licença da Creative Commons.
Se você não quer que seu texto esteja sob estes termos, então não os envie.
Comentários
Covarde Anônimo (não verificado)
qua, 01/04/2009 - 16:50
Permalink
Já dizia o velho ditado:
Já dizia o velho ditado: Gosto não se discute. Se gosta de funk, ou não gosta, isto não interessa. Desde que a pessoa se sinta bem com aquilo, NINGUÉM pode vir enfiar goela abaixo as suas crenças.
Covarde Anônimo (não verificado)
ter, 19/05/2009 - 21:51
Permalink
já dizia o velho ditado:
concordo vc.vc gosta de funk,black...pode ser oq for mais o importante é q a pessoa se sinta bem
Covarde Anônimo (não verificado)
qua, 08/04/2009 - 20:37
Permalink
as crenças de cada um
Concordo com você anônimo! Se a pessoa se sente bem falando besteiras e destilando lixo no ouvido dos outros ninguem tem nada com isso. Se a pessoa se sente bem fazendo sexo em lugar público por que alguem deveria se importar? Se alguem se sente bem batendo na mulçher e nos filhos, então tudo bem e o jeito que a pessoa tem para descarregar o extress, não é verdade? Se alguem se sente bem cantando letras eróticas em um salão cheios de adolescentes que ficam loucos de tesão e não se importam de drogar e estuprar algumas garotas para saciar seu desejo, tudo bem se eles se sentem bem, é isso que você pensa?
Mas me diz uma coisa, e as pessoas que são obrigadas a ouvir esse lixo... será que tá tudo bem para elas... Será que elas não se encomodam de ouvir essa linguagem pejorativa e de baixo nível que incita nossas crianças e jovens a fazerem sexo antes do tempo? Será que elas não se sentem incomodadas por verem o estado de degradação em que vivem os jovens, funk, drogas, sexo, pedofilia, nudez, estupros em festas que deveriam ser apenas uma diversão, para muitas meninas, garotas e mulheres se transforma em um pesadelo... Será que se você bebesse demais e caisse bêbado e fosse estuprado e estuprada seria sua culpa, ou você acharia que tá tudo bem, afinal quem fez isso se sentiu bem? Quem foi que disse que uma pessoa drogada, bêbada ou inconciente não tem direitos? Sei não acho que você está trocando as bolas, ou então é uma pessoa destas de que a gente pede para os filhos manterem distância, o tipo que concorda com essas barbaridades, que defende estuprador, que acha que traficante e gente boa porque distribui cesta básica no morro... Tudo errado! Uma boa parte da sociedade perdeu a noção do que é boa convivência, do que significa respeito, são um bando de gente egoista que só pensa em satisfazer seus próprios desejos e não estão nem aí para ninguem... Aproveitem bem, curtam, façam que acharem que devem fazer... Porque essa bagunça toda tem dia e hora marcados para acabar, e Deus vai julgar cada um pelos seus próprios atos quer acreditem ou não... Para encerrar digo que você tem razão gosto não se discute, mas o mau comportamento não pode ser aceito assim como é nos dias de hoje, e o direito de cada um termina onde começa o direito dos outros.... Por isso se você gosta de funk bagaceiro, ponha um fone na cabeça e ouça, muitos não gostam de ouvir lixo... Eu curto funk, mas com boas letras... Ensino meus filhos a não falar palavrão, por isso não ouço funks com palavrões na frente deles, dou o exemplo... Nada tenho contra o funk, mas acho que crianças e adolescentes não devem ser expostos a isso... Isso é matéria adulta, sei do que falo, só de ouvir certas letras já fico excitado, mas sou adulto conciente, educado... Jamais vou dnçar nu, ou estuprar uma adolescente bebada ou drogada, muito pelo contraria minha reação sempre foi a de proteger, assim que deve ser...O que tá faltando é que as autoridades parem de sacrificar os bons costumes em nome da arrecadação de impostos e invistam em educação de verdade, começando por cobrar dos pais que eduquem seus filhos... Coisas como respeitar os mais velhos, não discutir com os professores, cumprimentar, dizer obrigado, pedir desculpas, respeitar os amigos e colegas, tratar bem a todos, vestirem-se de forma adequada(todos os dias eu vejo meninas vestidas como se fossem prostitutas desesperadas, aguardando um cliente), saber que sexo é coisa séria e não é para crianças, saberem que não se abusa de pessoas indefesas, que não se viola a intimidade de alguem sem consentimento, e no caso de crianças e adolescentes nem mesmo com consentimento, porque nesta idade não é hora para isto... Pais e Mães, Pelo amor de Deus cuidem de seus filhos, se não o mundo vai cuidar, e aí vai dar merda:(((
Pais, Mães, se liguem essas crianças serão os adultos de amanhã, bons ou maus, dependendo do tempo que vocês dedicarem a eles e da educação que vocês conseguirem dar a eles...
Covarde Anônimo (não verificado)
qua, 01/04/2009 - 16:09
Permalink
Primeiro só para avisar: Para
Primeiro só para avisar: Para enviar um comentário, independente de ser defensor do funk ou não, você está usando um computador, portanto não pense que a globalização não está presente nas nossass vidas, pois nada é 100% simples que possa ser resolvido com apenas uma face.
Isto quer dizer que ir ao baile funk não é nem bom, nem ruim. Pra quem defende que o funk é ruim por isso ou por aquilo não sabe olhar a realidade do Brasil. Pra quem gosta de ir ao baile funk mas tem mãe e pai que ainda sustente, meus parabéns, conviva com seu pai e com sua mãe, pelo tempo que quiser, mas não pense que vai conseguir ficar indo ao baile funk pelo resto da vida e ter a segurança que seu pai e sua mãe te dão. Se você quer sentir na pele algo ainda maior, saia de casa, vá trabalhar, e aí você vai ter 100% de certeza se aquilo que vc quer é baile funk MESMO ou não.
Pra quem nasceu humilde, posso dizer que o funk não está errado, é um jeito de se expressar, e é cultura sim, independente do que dizem por aí, por vários motivos que só quem é do funk sabe.
Pros filhinos de papai, lobotomizados pela música "indie", rock n' roll, "hip-hop norte-americano", sei que o ato de rebelar-se contra alguma coisa virou moda agora. Claro, você provavelmente deve ter seus motivos ou razões para fazer as coisas do seu jeito e não ouvir os seus pais, mas se liga que o funk é uma coisa, não espere que você será prezado por quem ouve funk ao participar dos eventos, primeiro que, mesmo que isto pareça bobagem pura, se vc não ler, azar o seu. O funk é uma realidade, um meio humilde de se expressar, mas violento. Se vc gosta de brigar em quem é de rua ou mais humilde, experimente fazer isto sem a proteção das autoridades, do seu berço de ouro, ou da mamãe e do papai. Vá trabalhar, morar fora de casa, e viver a realidade brasileira na pele pra ver como que as coisas são.
Ta falou,abraço,vao pa pqp.
Covarde Anônimo (não verificado)
sex, 27/03/2009 - 22:57
Permalink
funk não é musica sim uma porcaria !
descupa quem gosta de funk ,mais é ruim,não é só o ritmo mais tambem a letra eu acho ridiculo, ver do geito que os jovens estão ficando por causa de funk sem cultura ao ivéis de funk por que não uma musica que fale de alguma coisa,eu acho que quando a gente esculta é por que gostamos da musica e funk não tem a letra legal ,hoje em dia não vemos mais as pessoas se divertindo com uma musica que está fazendo sucesso !!!
funk tem que acabar .....
gosto de musica e não de porcaria !
Covarde Anônimo (não verificado)
qua, 06/05/2009 - 15:06
Permalink
funk nao só é musica como é cultura mané.....
acho q o funk q essa pessoa q fez este infeliz comentario,eu ainda nao ouvi,como uma pessoa pode critica o funk ??se ela nao entende nao sobre funk...todo tipo d musica tem uns artistas do meio q acabam com a imagem...mais o funk rais q fala do dia dia do verdadeiro carioca..é totalmente diferente....acho q essa pessoa unca subiu uma favela...ai ele ou ela iria ver o q é funk....acho q bom msm..cultura msm..é ouvir rok internacional...onde a maioria dos ouvintes brasileiros nao sabem nem o q estam dizendo...rsrsrrsrsrsrsrrssr
Covarde Anônimo (não verificado)
ter, 12/07/2011 - 16:18
Permalink
Cultura
Funk é tao cultural que com apenas uma palavra voce faz uma musica.
kkkkk
Covarde Anônimo (não verificado)
ter, 12/07/2011 - 16:12
Permalink
Cultura!
Que pessoal cheio de cultura, nao sabem nem escrever direito.
kkkkk
Covarde Anônimo (não verificado)
qua, 16/09/2009 - 15:52
Permalink
funck é cultura
funck é cultura sim para loucos,noiados pedófilos,estrupradores e pessoa sem escrupulos, comandado por bandidos e traficantes que querem destruir a familia, a religião, a juventude, a sociedade e o futuro da, nação é na verdade mais uma forma de desafiar a legitimidade do estado e da sociedade.
Covarde Anônimo (não verificado)
sex, 27/03/2009 - 22:44
Permalink
funk
eu gosto de hip hop paulistano do que o funk
Covarde Anônimo (não verificado)
seg, 10/11/2008 - 08:40
Permalink
nada haver ! funk é uma coisa legal ...diferente do q vcs pensam
todos nós temos liberdade de expressão só por q gostamos das músicas não significa q nós mexemos com drogas ,aliás depois q conheçi o fank esqçi das drogas ..........
fank é cultura e lazer !!!!!!
Beijos Rafaela
Covarde Anônimo (não verificado)
ter, 17/03/2009 - 10:58
Permalink
resposta
concordo com vc. pq só cair de pau só no funk e não nas outras coisas que são imorais de verdade adoro o funk de coração sempre vou aos bailes e me divirto pra valer. nada fora do normal para quem tem seus impostos em dias e precisa se divertir.
Covarde Anônimo (não verificado)
ter, 11/11/2008 - 18:19
Permalink
fank e uma coissas muito legas nois dança se diverti muito
quem fuma droga trank
quem ñ fuma vai fumar charuto cubano porrra
E A.D.A DO BANBA PORRA A VOUTA DOS CRIAS NO PARA PEDRO
ASS: NOVINHA SÓ A.D.A ATE MORRE A.D.A TA NO MEU SANGUI
Covarde Anônimo (não verificado)
qui, 29/01/2009 - 23:02
Permalink
É essa a reforma
É essa a reforma ortográfica?
Pra isso é que serve computador popular...
Covarde Anônimo (não verificado)
ter, 21/10/2008 - 18:29
Permalink
Eu acho o q esse ele está certo!!!
se pararmos pra pensar ele está super certo,o funk está modificando as pessoas para as drogas,violêcia,sexo!!!
Pra vc gravar um cd de funk vc nem precisa saber cantar só vc gritar e ter uma voz horrivél,e na música vc cantando sobre violencia,droga,sexo pra eles vc é um super cantor!!
vou provar pra vcs q o funk diz o q eu estou falando quer ver então olha só as músicas de funk...
SEXO:creu...creu...(sig:sexo....sexo...e sexo)
VIOLÊNCIA:ai que saudade dos manos gritandohu vamo "invadir"...
...se passa da barreira papum é bala neles...
DROGAS:...encomenda,encomenda...
Pra falar a verdade eu ouvia funk só q parei pra pensar e vi q funk pra mim naum presta naum!!!
e acredito eu q todos tanbem veram q o funk naum presta!!!
Covarde Anônimo (não verificado)
sex, 23/07/2010 - 11:53
Permalink
Não Se Pode Generalizar
Não se pode generalizar, não é o funk que vai fazer uma pessoa usar ou deixar de usar drogas !
usam os burros que querem! Não é todo funk que faz apologia ao crime organizado e as drogas. Não é todo baile funk que se vê sexo dentro dele . E não é todo baile funk que se vê comércio de entorpecentes!
Covarde Anônimo (não verificado)
sex, 03/10/2008 - 14:38
Permalink
"O FUNK NÃO É MODISMO É UMA NECESSIDADE"
Bom já dizia Mc Maarcinho.
Bom eu sou carioca, funkeiro, classe média, branco. Frequentador asciduo dos bailes da furacão 2000, e de algumas favelas. Não sou bandido, homicida, ladrão, traficante ou usuário de drogas. Sou carioca.
Duas coisas primeiro. Queria lembrar que o samba assim que surgiu no Rio, era música de malandro. O forró e o axé baiano fazem tantas mensões sexuais quanto o funk carioca, talvez de forma menos explicíta. Mas segura o tchan pra mim é igual "segura a piroca", hit do mommento. E cá entre nós: o que é caralho, vc nunca ouviu? Quem não sabe o que é? Quem disse que é palavrão. Você quando chinga, você grita "pênis" ou "órgão reprodutor masculino"?
Segundo: se você não gosta de funk, critica, ou acha que funk não é cultura - me desculpe mas funk o é. Me explique: o que te leva a estudar o movimento funk? A criar posts sobr eo assunto? O Funk carioca é um produto nacional. Diferente de movimentos emocore, hardcore e cia. que são produtos da indústria cultural que alcançam espaço no país. Aliás se o funk estiga o sexo o rock estiga a briga, um lado sadomasoquista humano que a mim não me agrada.
Se você é contra o funk, escreva merda apenas do estilo de música que tem maestria em falar, pq provavelmente vc nunca foi a um baile funk original aqui do Rio. Aliás vocês já vieram ao Rio? Vocês falam o que â mídia expõe. E cá entre nós, a mídia sustenta apenas o funk comercial, que lhe é conveniente, o funk de verdade, os funkeiros de verdade, foram tomados como marginais desde os arrastões de 1992 nas praias da zona sul, atribuídos aos aventureiros do mundo embrião do funk. Eu sou funkeiro, assumido, não fumo maconha. Eu respeito a cultura brasileira e valorizo-na. Não pago 600,00 pra ver Madonna no Maracanã apesar de adorá-la e conhecer sua história e talento internacional no mundo pop. Eu não uso moda importada, tipo cabelos coloridos e/ou roupas metálicas: isso meus caros não é Brasil, não é América Latina. É fruto das mentes consumistas e de vez em quando burras dos nossos compatriotas de continente, os filhos dos EUA, a maior economia do mundo.
Covarde Anônimo (não verificado)
seg, 29/09/2008 - 12:56
Permalink
Vocês falam muita merda, se
Vocês falam muita merda, se vocês não gostam de funk,simples, não participem em vez de ficar criticando apenas um modelo de música brasileiro, odeio Rock e tenho uma irmã emo, fico escutando funk msmo. Sou bolsista de um colegio muito conceituado, faixa preta de Karate e marron de Jiu-Jitsu,e não um marginal,Vocês não podem julgar uma pessoa pela música que ouvem, Desejo um bom creu em todos os Roqueiros =D
Covarde Anônimo (não verificado)
ter, 19/05/2009 - 21:55
Permalink
as pessoas
te pessoa q fika criticanduh funk.krl funk é dahorah é uma música agitada
meu se vocês naum gosta funk pra q vocês falam? tem pessoa q escutah musica de velho...
Covarde Anônimo (não verificado)
qua, 13/08/2008 - 00:20
Permalink
Gosto não se discute!!!
Aí galera literalmente gosto não se discute. Tem gente que gosta de jiló, outros preferem morango...
Ah! E em vez de ficarem debatendo o melhor estilo de música, vão aprender a ESCREVER CORRETAMENTE né? Fala sério...
by: Rachel
Covarde Anônimo (não verificado)
qui, 05/03/2009 - 12:18
Permalink
que que que o baile funk seja proibido
pra que o bile funk proibi obaile funk se e a cutura do nosso brasil sem funk o brasil nao seria o mesmo so drogas sexos e mataçao sem para com o baile funk o pessoal so pesa em guaarda o diero para in no baile sem funk o pessoal nao teria aode gasta o diero e vai gasta com drogas
Covarde Anônimo (não verificado)
ter, 09/09/2008 - 15:01
Permalink
vc devia era criar vergonha
vc devia era criar vergonha na cara e obedecersua mae pois ela só quer o melhor pra vc.pegue a biblia vai ler e começe a orar
pedindo a deus para te abençoar
Covarde Anônimo (não verificado)
qui, 07/08/2008 - 11:34
Permalink
funk
o funk e muito bom para nois por a gente se diverte pena que a minha mae nao decha eu ir mais eu tenho uns cede e eu fico ouvindo pode cre moro mano
Covarde Anônimo (não verificado)
ter, 05/08/2008 - 08:58
Permalink
funk amor
eu adoro funk não sei o que eu faria sem um bom baily funk ou uma gata funquera eu quero que os roqueiros vão se fuder eles não sabem oque estão perdendo para mim eles são todos viados gays bando de baudes...
Covarde Anônimo (não verificado)
dom, 13/07/2008 - 12:11
Permalink
Funk é a nova onda do
Funk é a nova onda do imperador agindo como um alucinógeno e ao mesmo tempo como uma terapia para todos aqueles que não querem ou não precisam se preocupar com o dia de amanhã.Dessa forma não importa o que acontece no mundo externo mas apenas aquele momento, aquele segundo especial em que o maldito tambor toca, não é questão de musica boa ou ruim, é simplesmente algo que não tenta te elitizar ou te tornar um erudito contra a sua vontade.É uma musica baixa, sem nenhum cunho cultural e de apelo sexual, ta e daí?Muitas pessoas vão ao psicólogo, jogam futebol, golfe, vôlei ou algum jogo eletrônico pelos mesmos motivos.
Não importa de que forma seja, todos precisam de um momento para fugir um poço da realidade sem esquecê-la, todas as pessoas que estiveram no funk nunca estiveram na pista com aquela mesma energia que emana de todos ali. DJ roqueiro puro?E daí?Se você é roqueiro mesmo deve saber como foi para que a sociedade aceitasse o Punk. Não existe nenhum semelhança?Gastem seu tempo fazendo algo de bom ao invés de criticar algo que tem feito muito bem através de uma visão geral.
Covarde Anônimo (não verificado)
sab, 12/07/2008 - 15:57
Permalink
OK, então vamos falar de Lógica funk
Li todos ou quase todos os comentários deste blog, e o fiz para ter certeza de que não falo sem ter lido as diversas opiniões.
Mas o meu apelo vai para os que gostam e concordam com as letras e os rítmos do flunk carioca (ou pancadão, ou como quizerem chamar isto) que vem sendo distribuidos pelo pais.
Primeiramente, vamos falar de liberdade de expressão:
Sinceramente, não posso impedir você de gostar dos ritmos que você gosta. Eu não gostaria que alguém me fizesse deixar de escutar as músicas que eu gosto, portanto, quem gosta, que ouça. Mas só pra você. Você, que gosta de ouvir um pancadão, acharia legal alguém colocar músicas da Ênia ou zezé di camargo em um Som de 1000W a plena 3 horas da manhã na sua orelha? (Ênia=cantora de música espiritual, e zezé di camargo acho que todo mundo conhece). Eu acho que não, então já pensou então se todo mundo comprar um som potente e resolver "competir"? Seria um inferno sonoro! E na minha opinião, se a coisa continuar, é o que acontecerá...
Sobre as letras...
A questão aqui é complicada, pois é difícil explicar o óbvio quando o óbvio não é entendido, mas vamos tentar: Quando se proibe as drogas, não é sacanagem do governo, como os traficantes do morro alegam, e sim porque tais substâncias tiram a pessoa de sua consiência, isso quando não a degeneram. Quando se proibe sexualidade, é porque normalmente somente animal é que faz sexo por instinto. Ainda por cima tem a questão das doenças sexualmente transmissíveis, e mais ainda, se uma pessoa que ainda não aguenta se sustentar entra para a sexualidade cedo, vai fazer um filho o qual sequer conseguirá sustentar, e será mais um a passar fome e a ser "injustiçado" pela sociedade. Filho é responsabilidade, se você não pode ter, não tenha, enfim, é por estas e mais outras tantas que a sexualidade, da forma que é colocada, é proibida. Quanto ao problema da Criminalidade: Se você, que ouve este tipo de funk, e concorda por exemplo, com a letra de um tal de funk do ladrão, que diz que vai roubar um carro pra zua, espere um pouco: Então você me diz que porque você não teve a oportunidade de ter coisas de consumo da sociedade, você tem então o direito de roubar? Eu vou fazer um paralelo sem precedentes, mas que exemplifica, se for o caso de alguém que ler este texto e estar em condição similar: Então você, no morro, tem um fuzil AR-15, que você pegou com alguém, que que é o seu "ganha-pão". Aí vem um mano seu, te toma a AR-15 e ainda te faz de palhaço, seria legal? é a mesma coisa, apesar da enorme diferença entre as situações... E infelizmente, apesar de também não concordar com isso, o que os grupos de extermínio fazem é extamente isso, ah, fez errado, eu te apago!
A justiça existe é pra não chegarmos a este ponto, mas se ela não é usada, não existe limite, fica um loma la, dá cá!
Numa boa, eu nem sei quanto tempo este texto vai ficar na internet, mas posso dizer para os funkeiros e pessoas que não só curtem mas vivem estas letras: Quem está nascendo hoje está achando que o mundo é isto mesmo, que não existe outro modo de vida. Você, que vive na favela convivendo E concordando com tudo isto, e até você, que acha que tudo o que faz pode ser porque "os manos do asfalto são uns bundões": Você pode ter todas as mulheres, todos os carros, todos os celulares, todas as armas, todos os prazeres e todos os apetrechos, mesmo que ninguém te pegue (alias, a policia não te pega mesmo...). Porém, essa vai ser a sua vida, vida bandida, sempre tendo que roubar, matar, correr, fugir. A idade não te pertence, pois quando você começar a ficar velho, seus "manos" traíras vão te trair, te substituir ou te jogar para a polícia, melhor, pra ela seria até bom, vão te jogar pro traficante rival que vai simplesmente te apagar e jogar no primeiro lixão que aparecer, pois você não terá mais força para mandar, e isso se um rival da favela não te der uns pipocos, como vocês mesmos dizem. Você jamais entenderá o que é realmente ser livre, muito menos o que é ter paz... Nós, os "Manés", somos assim porque sabemos que não existe guerra com vencedores, só perdedores. Perde-se vidas inteiras por causa dessa guerra, ou aque "mano" que a polícia deu um "pipoco" não era nada pra você? Eh, talvez não mesmo... Enquanto vocês pregarem esta guerra, terá a guerra. Se bem que eu nem sei pra quê estou escrevendo isso, funkeiros e afins que lerem isso vão parar de ler assim que ver que o texto os ofende, sem perceber que as letras é que os fazem se ofenderem. Mas para os Funkeiros que se dizem com razão, respondam. Me provem que estão certos e eu errado, eu quero concluir isso, quem sabe eu não vou para o outro lado...
Covarde Anônimo (não verificado)
qua, 13/08/2008 - 00:26
Permalink
Hum...
Gostei de tu, concordo com você em número, gênero e grau!!!
by: Rachel
Covarde Anônimo (não verificado)
sab, 05/07/2008 - 14:12
Permalink
sobre os bailes funks
eu acho que quem acha que o funk e putaria esta muito enganado tem sim muitos bailes que tem putaria la dentro mais muitos nao tem eu tenho 16 anos e frequento os bailes funks de bh desde os 12 anos e nunca vi nada parecido ao que dizem nas revistas e nos jornais. esse povo que fala mal do movimento funk e um povo sen cultura ate a minha mae vai pro baile la eu encontro meus amigos faço novos amigos me divirto e curto um tipo de musica que eu gosto o funk nao e nada disso que os outros falam.........
ass:raissa fds
Covarde Anônimo (não verificado)
qua, 04/06/2008 - 08:20
Permalink
funk
eles falam muita merda deija a nosa masa funkeira em paz e vai cunda da sua vida nois num falamos nada pra quem curte setanejo musica antiga ne entao se preocupe mais com outros assuntos e deixe nos em paz e se nois somos assunto de site e porq nos e foda tem lugar na internet falo
Covarde Anônimo (não verificado)
seg, 28/12/2009 - 17:09
Permalink
vai ler o artigo 5° da constituição federal!
vai ler o artigo 5° da constituição federal!
se entenderes a metade, saberas ouvir funck sem agredir o sossego dos outros. uma coisa é tu gostar e outra querer que os outros gostem tá!!!!!
Covarde Anônimo (não verificado)
ter, 27/05/2008 - 22:10
Permalink
Interessante...
Metade das pessoas que defenderam o funk não sabiam nem escrever o nome do estilo direito.
Sinceramente? Eu odeio. Odeio ver mulheres sacudindo a bunda como porcas no cio enquanto cantam letras obscenas, inventadas por um por um compositor ruim da cabeça, que qualquer retardado mental conseguiria bolar em 2 horas.
Odeio como a imprensa, que deveria botar juízo na cabeça do povo, fica dando bola para essa porca-miséria que nasceu no lixo e deveria morrer no lixo também.
Odeio os que gostam dessa poluição sonora, e passam na frente da minha casa às 4 da manhã com um carro caindo aos pedaços tocando "Mete na minha bundinha".
Odeio a favelização do meu Rio de Janeiro, cada dia mais intensa, agenciada por um "estilo" musical sem gosto e mal-trabalhado.
E se você gosta de funk, eu te odeio.
Covarde Anônimo (não verificado)
dom, 26/10/2008 - 10:33
Permalink
sua ou seu filho da p
pra quem nasce nadando no dinheiro, vc nao sabe como e ou nunca vai saber como e morar na favela, acordar sem saber o que vai dar os seus filhos para comer, vc deixa de comer para dar os seus flilhos. entao fica ligado numa coisa, o funk e uma nessecidade, nos podemos morar no lixo como vc disse, mas temos uma coisa dignidade e quando queremos uma coisa batalhamos para aquilo e isso e o que da a nossa moral, por que ralamos muito para ser ou tentar ser alguem na vida, nao e igual esses playbois, filho de papai que querem alguma coisa e nem faz esforco para conseguir, sao um bando de preguicosos, acomodados, achando que tem o rei na barriga.somos guerreiros e trabalhadores, fica ligado nessa.Antes de falar mal da favela que e a nossa casa nossa familia, vai da um jeito de batalhar por alguma coisa. Eu tmbm t odeio, aonde vc pensa que esta? no Brasil, entao se liga.
Covarde Anônimo (não verificado)
qua, 15/04/2009 - 00:49
Permalink
,
Exitem funk's que falam de amor, que são como um qualquer outro ritmo, tem que fazem para amigos que ja morreram e assim vaii! Mas também tem o de baixo calão, eu tenho vergonha de ouvir isso perto de pessoas mais velhas, da minha família, apesar deu gostar MUITO de funk.. Mas não é só porque eu gosto que eu tenho que aceitar qualquer letra ruim.
Funkeiros, MC's, dançarinos e enfim, as pessoas que fazem o funk só querem seu lugar na sociedade. Não concordo com roubo, crime, mortes, pelo contrário; ODEIO!
NÃO VENDO DROGAS, mas se existe o tráfico é por que existe muita gente de fora da favela que vai comprar droga lá! Eu moro no interior de SP e sempre estou no Rio de Janeiro e em Copacabana mesmo quando estava com minha família, havia pessoas de alto poder fumando maconha, de onde eles tiraram ?
eles também ajudam a alimentar esse crime não é?
Eu danço funk em festas, não vou em bailes pois acho que isso não é para mim tenho 14 anos apenas. acho bonito meninas que dançam bem! Mas acho HORRÍVEL meninas novas que deviam estar brincando de boneca mostrando seu corpo e deixam sem "encaixadas", passarem a mão!
Em relação aos MC's que ganham sua vida com DIGNIDADE eu concordo! aquele pai de família que vai ganhar seu dinheiro e não aquele que fuma, cheira e bebe para entrar no palco e cantar "abobrinhas"..
Bom gente, isso é o que eu penso, eu AMO funk, mas só os de qualidade, dou total apoio aos MC's honestos e as familias que vivem na favela pra não precisar morar na rua, porque não são todos que tem uma mansão não é ?!
Quem concordar, discordar, quiser me dizer algo
É só comentar ai em baixo do meu e colocar que é pra miim
meu nome é Ana Clara
obrigada pela atenção ;*
Covarde Anônimo (não verificado)
qui, 09/10/2008 - 15:24
Permalink
escrachando
na moral mano se vc nao gosta de funk pra que entrou nesse site?
se o nome do site é funk, violencia, e censura manoO...??
pra perder tempo né só se for porque se vc ñ gosta de funk e entrou nesse site é pra se prejudicar perdendo tempo né manoo??
\/lw...
Covarde Anônimo (não verificado)
ter, 05/08/2008 - 08:48
Permalink
funk ñ é escolha
pô cara se vc não gosta do nosso funk não presesa você ficar esculachando nossas musicas;nos tambem não gostamos de certas musicas mas a gente fica calado!! então cala a boca e não fala nada valel.
Covarde Anônimo (não verificado)
ter, 08/07/2008 - 07:50
Permalink
funk
como pode ver eu sei escrever FUNK direito seu idiota se vc nao gosta das bundas rebolando vai ver e porq tem vontade de ter uma mais nao tem.só 1 concelho:
A INVEJA MATAAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!!
agora ve se cuida da sua vida,que deve ser uma porcaria,por isso nao suporta ver nos,os funkeiros felizes
Covarde Anônimo (não verificado)
sab, 26/04/2008 - 12:38
Permalink
fank
eu adoro muito fank ou melhor eu sou uma fanikeira por mim eu so vivia dentro do fank
Covarde Anônimo (não verificado)
qua, 09/04/2008 - 10:32
Permalink
gosto de funk mais ñ vou a bailes
adoooro dançar e curtir funk mais prefiro dançar e curtir em festas normais ou em casa!!
ñ tenho nada contra quem vai a bailes funk mais ñ gosto muito desses tipos de bailes!!
FUNK é um estilo de musica
muito bom!!
EU ADORO FUNK!!!
Covarde Anônimo (não verificado)
dom, 06/04/2008 - 12:52
Permalink
funk.......coisa de mane mesmo..
sou rokeiro detesto funk...como ja fui dj as vezes tinha que tocar esta porcaria so por dinheiro e claro .as pessoas que ouvem essa porcaria pode ter serteza que sao semi analfabetos nao tem cultura no minimo se fizer uma pesquisa vai ver no maximo tem sexta serie. os caras que cantam nao sabem tocar nem um triangulo so falam putaria porque so isso que aprenderam mesmo se tentarem fazer uma letra diferente nao conseguem porque nao sabem o significado das palavras ..por isso que que sempre ouço um barao vermelho capital inicial ...e outros mais tacam varios instrumentos e temletras muito boas...fuuuiiiiiiiiiii..
Covarde Anônimo (não verificado)
dom, 26/10/2008 - 10:46
Permalink
essa e pra vc COVEIRO DOS INFERNOS
vc e que e um mane,um urubu ambulante que fica andando so de preto igual uma alma penada por ai. Fica ligado numa coisa, o funk e cultura meu irmao, e necessidade e as letras se falam de putaria violensia, sexo, drogas nao interessa, e a realidade do pais que vc vive seu otario,mas playboy nao entende isso, nao tem no sangue. E mais facil ficar ouvindo berros o dia inteiro aquela gritaria insurpotavel, ficar pensando em caixao, em morte, em demonio.Olha aqui, vai da um jeito de acordar p vida e lutar , ser um guerreiro porque e isso que nos somos. vai ser um mc pra mostrar sua moral
Covarde Anônimo (não verificado)
sab, 12/07/2008 - 07:04
Permalink
o seu analfabetismo.....
sangue bom....eu odeio funk tambem....sou rock puro....mas antes de vc cjamar as pessoas de analfabetas, procura escrever corretamente....CERTEZA, COM C, ANIMAL E NÃO COM S!!!
Covarde Anônimo (não verificado)
sex, 28/03/2008 - 11:36
Permalink
O que devo pensar sobre baile Funck????
Uma grande dificuldade que vejo é que uma pessoa quer impor seu modo de vida ilusório e me obrigar a ver o caminho estreito que ele percorre.Na real devemos curtir nosso estilo e não o estilo do outro.Inteligência na verdade ninguém tem, pois somos roubados de tantas formas que nem percebemos.Curta sua vida e não obrigue o outro a ser o que você quer.
Covarde Anônimo (não verificado)
seg, 03/03/2008 - 21:49
Permalink
Opinião portuguesa...
Caros comentadores deste blog....
Será que aqui ninguém tem a real ideia do que é liberdade de expressão? caros "amigos"...
Libertem o gozo das coisas simples e não se armem em intelectuais, isto, porque de facto não o são...
Simplesmente o respeito pelo outro, com as suas diferenças não se conquista... Exige-se...
Assim. e antes que alguém comente erros, em Portugal ainda não vigora o acordo ortográfico.
Respeitem-se e façam-se respeitar...
Já agora, gosto do funk, acho piada, mas nunca compraria um disco, não pelo tipo de música, mas porque o meu gosto não é assim tão ecléctico, não tem realmente a ver com uma realidade portuguesa, só isso.
Um abraço, Rui
Covarde Anônimo (não verificado)
sex, 08/02/2008 - 13:39
Permalink
eu amo funk
meu eu amo funk e nem por isso eu saiu dando pra todo mundo
eu danço mesmo e nao to nem ai quando eu estou num baile funk eu estou la pra me divertir nao pra dar meu eu acho uma putaria quando as mulheres vai num baile funk pra da mais na minha opiniao a apenas diversao eu ja tenho o meu namorado eu nao vou num baile funk pra procurar macho eu ja tenho o meu
Covarde Anônimo (não verificado)
dom, 02/11/2008 - 23:46
Permalink
Eu tambem amo baile fank Mas
Eu tambem amo baile fank
Mas nem por isso saio dando pra todo mundo pois ja tenho namorado!
Amo dançar e curtir com todos
Me divirto quando estou dançando
Covarde Anônimo (não verificado)
qui, 17/01/2008 - 20:21
Permalink
cada um com sua opinião
sabe ,muitos aqui estão certos ...mans nao podemos generalizar.ainca encontramos lugares maravilhosos para curtir ,que tocam musicas de todos os gostos.então ...quem nao gosta de funk ,nao frequentem os bailes funks...façam como eu.e sejam felizes respeitando a opiniao de cada um.
Covarde Anônimo (não verificado)
sab, 19/01/2008 - 00:13
Permalink
falo tudo
tem toda razão deixa cada um com seu cada um.
Covarde Anônimo (não verificado)
seg, 14/01/2008 - 03:02
Permalink
0.o
Só um conselho:
Aprendam a escrever corretamente antes de virem trocar farpas por aqui.
Não adianta ridicularizar a garota que gosta de funk pelo fato de escrever errado e logo depois escrever "nessecitam"(pelo amor de Deus, neCESSItam, meu caro), ou ''consiencia'' com a maior naturalidade.
Para corrigir alguém é preciso ter MUITA razão.
Venham ridicularizar o funk e quem gosta do tal depois de aprenderem gramática corretamente.
Covarde Anônimo (não verificado)
qui, 01/05/2008 - 23:07
Permalink
baile
Oque eu acho funk é que são pessoas ideotas que são usadas para ser mulas do diabo para acabar com suas vidas presiosas para Deus. Acorda meninos e meninas.
Covarde Anônimo (não verificado)
seg, 07/01/2008 - 20:57
Permalink
marcia
os baile que eu fui tinha violencia mais por parte das policias com seus caverao
Páginas
Comente